Todos nós nos referimos ao Google como o “gigante da busca”. Mas será que ele é gigante só nos sistema de busca? O blog Royal Pingdom fez uma pesquisa bastante interessante sobre o assunto. Quais são os setores que o Google é dominante ou possui forte influência contra os seus concorrentes? É impossível ficar na internet e não ter nenhum contato com os serviços do Google. Seja com a pesquisa do Google, que pode ser facilmente incorporada nos websites, seja com o Adsense, AdWords, AdManager e até com o reCAPTCHA, que foi comprado pelo Google.
PESQUISA
Isso todos nós já sabemos. A empresa representa 91,4% de todo o montante dos sistemas de busca, contra 8,6% de todos os seus concorrentes somados.
Essa percentagem não é uma surpresa. Mas, vocês sabiam que a empresa representa 98,3% de todo o mercado de pesquisas móvel? E seus concorrentes juntos representam apenas 1,7%?
PUBLICIDADE
A principal fonte de renda da empresa são os anúncios do AdSense, Double Click e dos serviços parceiros. A soberania do Google nesse ramo é menor, já que existem diversos concorrentes. Apesar do Google ser “soberano” no mercado móvel, vemos um crescente aumento da publicidade da Apple com o seu serviço iAds.
ANÁLISE DE WEBSITES
A grande maioria dos websites utilizam o Google Analytics para conhecer mais sobre os leitores. Achava que o percentagem do Google nesse mercado fosse maior, ele representa “apenas” 58,7%. Todos os seus concorrentes juntos representam 41,3%. Não conheço nenhum outro serviço tão bom quanto ele, e vocês?
MEDIA ONLINE
Você possui conta no YouTube? Mesmo não sendo membro do YouTube, você já deve ter acessado o site pelo menos uma vez em sua vida. Mesmo que indiretamente.
O YouTube representa 52,5% no mercado de media online, contra 47,5% dos concorrentes juntos. Provavelmente esse número poderia ser maior, sem as diversas batalhas judiciais sofridas contra o popular site de vídeos. E sem contar com a criação dos “vão-falir-em-menos-de-um-ano”, websites criados pelas gravadoras só para não terem seus vídeos no YouTube.
FEEDS
Na verdade, a soberania do Google no mercado de feeds não está no uso como alternativa ao sistema padrão, como no caso do WordPress. Aqui na verdade está se referindo ao aplicativo utilizado para a leitura de feeds: Google Reader e iGoogle. Apesar de odiar esse último e achá-lo com visual atrasado e que foge aos conceitos de simplicidade do Google….
OUTRAS ÁREAS EM QUE O GOOGLE É GRANDE
* Mercado de celulares: Assim como iOS que desbancou diversos sistemas operacionais dominantes, entre eles Symbian e Blackberry, o Android também está conquistando alguns ex-clientes do iOS. Como é o caso de um “companheiro” de blog, o San, que recentemente traiu o movimento e comprou um Dext.
* Navegadores:Apesar de muitos reclamarem que ele é um pouco bugado, principalmente quando relacionado ao Flash, ele é o terceiro navegador mais usado no mundo. O Chrome triplicou o market share no último ano. E espero que aumente mais, já que ele é um dos melhores e mais compatível navegador que eu já trabalhei.
* Email: Se o Gmail possuir concorrentes à altura,podemos dizer que é o Google Apps. O Hotmail é um bom serviço e o Yahoo! também, mas não existe nada tão rápido e livre de propagandas irritantes e pesadas como o Gmail.
* Aplicativo “Office”: Apresar do Microsoft Office ainda ser muito utilizado na área de desktop, o Google Docs é sem dúvida uma ótima plataforma para edição e criação de documentos de forma totalmente online. E inclusive, pela sua facilidade de utilização que não exige a instalação de nenhum plugin.
* Blogs: O Blogger ainda é um dos serviços mais utilizados para criação e gerenciamento de blogs. Mas, vem perdendo o posto de mais utilizado no mundo para o WordPress.
* Maps : Existe algum sistema de mapas tão bom quanto o Google Maps? Ele é o serviço de mapas mais utilizado na internet e quem sabe no meio móvel. Sua API é utilizada por diversos websites e serviços na internet. E conta com diversas funções avançadas como o Google Street View.
O Google está em crescimento em diversas outras áreas que fazem parte do nosso cotidiano.
O que impressiona foi o fato destacado pelo Royal Pingdom: a empresa Google é a líder em diversas áreas mas, ela é apenas uma empresa. Ok, é uma empresa gigante composta por diversas outras adquiridas. Por exemplo, no mercado de blog, ela poderia nem estar presente, assim como no mercado de vídeos. O que ela fez (e faz) foi enxergar o futuro de diversos serviços e sistemas que antes eram ignorados por outras “gigantes”, e agora ela é líder no mercado em diversos setores.
0 comentários:
Postar um comentário