O Instituto Brasil Legal identificou que grandes redes de varejo estão vendendo videogames sem respeitar normas exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor, pela Anatel e pelo Inmetro e com indícios de irregularidades na importação. O instituto é formado por empresas de eletroeletrônicos (como Sony, Philips) e informática (Microsoft, Dell) para combater a ilegalidade.
Na última segunda-feira, o instituto comprou no Carrefour Pamplona (nos Jardins, em São Paulo) e nas Lojas Americanas (shopping Iguatemi) modelos do PlayStation 3 sem certificação obrigatória da Anatel para funcionar, sem fiação e sem tomadas adequadas e configurados em padrões que impossibilitam seu uso no Brasil.
O instituto vai pedir ao Procon, ao Ministério Público e à Receita Federal providências para evitar prejuízos ao consumidor, além de alertar todas as redes do varejo, informa Cláudia Rolli, em reportagem na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

OUTRO LADO
A rede Carrefour e as Lojas Americanas informaram que "comercializam produtos originais" e que estão buscando informações com distribuidores e importadores para esclarecer ao consumidor as questões apontadas pelo Instituto Brasil Legal.
"Os consoles PlayStation 3 foram todos adquiridos de forma legal de um distribuidor independente, que atende a várias redes do segmento varejista no país (...) Todos os tributos exigidos por lei, relacionados à revenda do produto, foram recolhidos", afirmou o Carrefour.
A rede afirma já ter pedido esclarecimentos ao importador --que aparece na embalagem com CNPJ e nome da empresa Moinho. Na caixa aparece que o produto foi distribuído pela Aoxo.
Procurada, a Moinho informou que não atua no ramo de importação de videogames nem de eletrônicos. "Nunca vendemos para a empresa Aoxo nem para o Carrefour." A importadora teme que seu CNPJ tenha sido usado ilegalmente e disse tomar providência jurídica.
A distribuidora Aoxo foi procurada durante os três últimos dias. Uma funcionária de nome Patrícia disse que o diretor da Aoxo entraria em contato com a reportagem, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.
A rede Lojas Americanas informa que "o PlayStation 3 em questão é original e foi comprado do distribuidor Techtronics". Também solicitou ao distribuidor informações complementares.
"[A rede de lojas] preza, acima de tudo, o respeito ao cliente e não aprova ou contribui com a comercialização de qualquer produto que esteja em desacordo com a lei."
A Techtronics, cujo CNPJ aparece nas caixas dos videogames vendidos nas Americanas, afirma que "somente trabalha com produtos originais". Em telefonema à Folha, o advogado da empresa disse que ela é fornecedora da loja, mas "não faz importações e só compra no mercado nacional". Os nomes da Aoxo e Techtronics aparecem na web relacionados a reclamação de consumidores.

0 comentários:

Postar um comentário