A guerra dos consoles continua. Desde que o PlayStation 3 chegou ao mercado para desafiar o Xbox 360 em 2006, os jogadores discutem os méritos de cada sistema. Mesmo com títulos de jogos exclusivos tornaram-se cada vez menos comuns, os jogadores continuam convencidos de que seu sistema de escolha é o superior.

Decidimos analisar a guerra a partir de uma perspectiva técnica, comparando o poder do sistema escondido sob a carcaça e que oferece um conjunto superior de recursos. Nós dividimos a guerra de consoles em dez categorias técnicas, incluindo CPU, GPU, unidades de disco rígido e assim por diante.

No final, apenas um sistema pode sair vitorioso.

Esta throwdown é baseado em versões mais recentes de ambos os consoles - a "variação Slim", tanto do Xbox 360 e PlayStation 3, desconsiderando, conjuntos de recursos anteriores.

imagem


Xbox 360

3.2 GHz de processador Xenon
Máximo 77 Gflops
3 núcleos dual-threaded

PS3
3.2 GHz de processador Cell
Máximo 230 Gflops
Sete núcleos de singlethreaded (mais um núcleo de backup)

Nota - Os números do desempenho gigaflop determinada pela Forbes.com


imagem


O veredicto: Os processadores para o Xbox e PS3 são únicos o suficiente em suas respectivas arquiteturas que pode ser difícil fazer comparações diretas. No entanto, os números não mentem.

Os dois chips CPU rodam na mesma velocidade GHz, mas o PS3 tem sete núcleos individuais e bateu para fora os três o núcleos dual-threaded do Xbox. E em termos de desempenho medido em gigaflops, o PS3 chega a ser até três vezes maior do que o Xbox.

Curiosamente, o novo processador combinado chip GPU utilizado no novo Xbox 360 é teoricamente mais rápido que os chips individuais em modelos mais antigos. Mas, para garantir a funcionalidade adequada, a Microsoft foi obrigada a instalar um "bloco de substituição frontside bus" que introduz latência e as forças do chip para correr na mesma velocidade que o modelo mais antigo. Este novo chip combinados podem superar o CPU do PS3 em termos de confiabilidade e controle de temperatura, mas os testes de longa duração foram realizados ainda.

Vencedor: PlayStation 3

imagem


Xbox 360
ATI Xenos
Até 512 MB RAM GDDR3 (compartilhado w / RAM do sistema) 256 MB GDDR 3RAM (mais
10 MB eDRAM
21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM)

Ps3
RSX Reality Synthesizer NVIDIA "
256 MB GDDR 3RAM (mais 224 MB pode ser compartilhado w / RAM do sistema)
22,4 Gbps de banda

imagem


O veredicto: Tanto o Xbox 360 e o PS3 contam com design personalizado, placas gráficas.No Xbox a placa de vídeo Xenos possui mais memória RAM, mas essa RAM é compartilhada com o console de RAM do sistema. O PS3 tem 256 MB de RAM de vídeo dedicada, além de ser capaz de compartilhar um adicional de até 224 MB de RAM do sistema.

Em termos de largura de banda, o PS3 ligeiramente passa o Xbox. No entanto, o Xbox tem a vantagem de 10 MB de eDRAM. Ao invocar o eDRAM,a largura da banda do sistema salta em até 256 Gbps.

Finalmente, enquanto o GPU PS3 apresenta maior números de desempenho geral, estamos inclinados a dar a esta categoria para o Xbox com base no desempenho de pico da eDRAM e a versatilidade geral desta configuração.

Vencedor: Xbox 360

imagem


Xbox 360
512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU)
700 MHz de velocidade
22,4 Gbps de largura de banda

Ps3
256 MB RAM XDR
3,2 GHz de velocidade
25,6 Gbps de largura de banda

O veredicto: Mais uma vez , a quantidade total de RAM do Xbox é um pouco enganador, como o sistema de memória RAM e memória RAM de vídeo são compartilhados. O PS3 XDR RAM também é muito mais rápido e eficiente do que a RAM GDDR3 do Xbox, rodar a uma velocidade de 3,2 GHz, em comparação a 700 MHz.

Vencedor: PlayStation 3

imagem


imagem


Xbox 360
HDD 250 GB ou 4 GB SSD
5400 rpm
User replaceable w/ proprietary HDD

Ps3
160 or 320 GB HDD
5400 rpm
User replaceable w/ standard HDD

O veredicto: Uma das alterações feitas para o Xbox 360 'slim' é que os modelos arcade agora incluir uma drive SSD de 4 GB para armazenamento de dados em vez de exigir que os jogadores contam com unidades de memória. Com o PS3, um disco rígido incluído em ambos os modelos. As unidades de disco rígido em ambos os consoles são muito semelhantes, ambos rodando a 400 rpm e agora oferecem vários GB de armazenamento. Os modelos de gama alta PS3 oferece um HDD de 320 GB em relação ao Xbox 250 GB da versão.

No entanto, a verdadeira vantagem do PS3 é o suporte da norma 2.5 "SATA hard drives portáteis. Usuário pode atualizar o disco rígido do PS3 com discos que têm maiores capacidades e velocidades mais rápidas rpm, quando o Xbox da Microsoft suporta apenas modelos de HDD proprietários.

Vencedor: PlayStation 3

imagem


Xbox 360
Velocidade de leitura de 12x (DVD)
7 GB de espaço em disco

Ps3
Velocidade de leitura 8x (DVD), 2x Velocidade de leitura (Blu-ray)
25 GB de espaço em disco

imagem


O veredicto: O Xbox e PS3 tem as suas vantagens quando se trata de unidades de disco. O Xbox tem um DVD significativamente maior velocidade de leitura do que o PS3. Comparando o drive de velocidade de leitura do DVD do Xbox com a velocidade de leitura do Blu-ray do PS3 , o Xbox fica em 15,85 MBps em um disco de camada única, enquanto o PS3 o máximo é de 9 Mbps. No entanto, a diferença de velocidade é reduzida quando o Xbox lê discos de camada dupla.

Enquanto a unidade de disco do PS3 roda um pouco mais lento que o Xbox, ele oferece a capacidade de armazenamento muito maior que vem com Blu-ray. Atual discos PS3 tem 25 GB para oferecer, e um formato de nova camada dupla está em obras que possam aumentar esse número para 33,4 GB. Para a maioria dos gamers, este impulso de armazenamento será muito mais importante do que ler a velocidade.

Vencedor: PlayStation 3

imagem


Xbox 360
resolução de 720p nativos, OS suporta até 1080p
conexões Composite, componente, VGA e HDMI

Ps3
Resolução de até 1080p
conexões Composite, componente e HDMI

imagem


O veredicto: Ambos os modelos atuais dos consoles, incluindo agora as portas HDMI padrão, o Xbox e PS3 são muito semelhantes quando se trata de conexões de vídeo. O outclasses PS3 e Xbox em termos de resolução máxima.

Enquanto as telas do menu do Xbox suporte 1080p, a Microsoft apenas exige que os seus jogos para suportar 720p. O PS3 tem um grande número de jogos que suporte 1080p. Isto não quer dizer em nada ao apoio do PS3 para Blu-ray e do crescente foco em jogos 3D.

Vencedor: PlayStation 3

imagem


Xbox 360
Analog - Dolby Pro-Logic II
Digital - 5.1 Dolby Digital

Ps3
Analog - Stereo
Digital - 5.1 Dolby Digital e 7,1 LPCM

O veredicto: Para os jogadores de afinação em conexões analógicas de som, o Xbox tem a vantagem de oferecer Dolby Pro-Logic II, além de som padrão. Mas para aqueles com conexões digitais, o PS3 ganha o dia, oferecendo ambos 5.1 Dolby Digital Surround e 7.1 surround LPCM.

Vencedor: PlayStation 3

imagem


Xbox 360
3 portas USB, uma unidade de memória
7 controladores max (3 e 4 fios sem fio)

Ps3
2 portas USB, Bluetooth 2.0
controladores 7 max

O veredicto: O PS3 Slim atual tem duas portas USB em relação ao Xbox três. Além disso, a Sony eliminou o Compact Flash e SD Card Suporte visto em modelos mais antigos, enquanto o Xbox oferece suporte para unidades de memória que pode transferir dados do jogo e salva.

Apesar destas vantagens para o Xbox, o PS3 ainda sai vitorioso nesta categoria, graças ao seu suporte para Bluetooth 2.0.

Vencedor: PlayStation 3

imagem


Xbox 360
100 Mbps Ethernet
Built-in conector wifi - até 802.11n

Ps3
1 ethernet GBps
Built-in conector wifi - até 802.11g

O veredicto: Quando se trata de recursos de rede, os jogadores precisam se perguntar se eles pretendem contar com uma conexão Ethernet com fio ou sem fio. PS3 porta Ethernet é significativamente mais rápido e uma capacidade de 1 Gbps. Ambos os consoles agora incluem suporte incorporado wifi. No entanto, o Xbox 360 'slim' suporta a tecnologia 802.11n, enquanto a PS3 adaptador suporta apenas até 802.11g.

Dada a crescente prevalência de Internet sem fio, o Xbox tem a maior vantagem aqui.

Vencedor: Xbox 360

imagem


Xbox 360
Suporte para muitos jogos originais Xbox via emulação de software

Ps3
Apoio aos jogos PSOne através de emulação de hardware

O veredicto: Os jogadores esperam contar com consoles atuais para compatibilidade com versões anteriores o Xbox 360 ou PS3 oferecem total apoio para os sistemas do passado. O 360 oferece suporte a uma parcela significativa do catálogo da Xbox original. No entanto, o 360 em emulação de software, o desempenho pode ser irregular e incerta às vezes. O PS3 suporta jogos PlayStation original, através de emulação de hardware, resultando em muito menos problemas técnicos.

Infelizmente, enquanto os primeiros modelos de PS3 oferecidos, a emulação de software para jogos de PS2 era possivel, os modelos mais recentes não. O Xbox realiza nesta categoria, graças a seu apoio a uma maior percentagem de fundos de catálogo do Xbox.

Vencedor: Xbox 360

O vencedor final da comparação de tecnologia é o PlayStation 3, conquistando sete das categorias geral. Mais uma vez, ambos os sistemas têm suas próprias forças. Mas do ponto de vista técnico, o PS3 tem mais potência e suporte para uma vasta gama de vídeo de alta resolução e áudio. Mas apesar de ser um ano mais velho, o Xbox permanece surpreendentemente competitiva em algumas áreas.

No final, o que importa é como os desenvolvedores e editores optam por tirar partido de cada console.

Um comentário:

  1. Infelizmente tenho que discordar de alguns veredictos de algumas das categorias. Como a Backwards Compability, Audio Support,Video Support e Disc Drive.

    Obviamente você consegue uma melhor emulaão usando a emulação via hardware, exatamente pelo motivo que não utiliza tanta RAM, então nesse quesito a vitória é merecida ao PS3. Em Audio Support haveria um empate porque ambos os sitemas suportam Dolby Digital em até 7.1 CANAIS (O post diz 5.1). Em Video Support a vitória era merecida ao Xbox 360 pois possui uma entrada VGA, e até mesmo os Xbox 360 FAT já possuiam entradas HDMI (o meu é ligado no HDMI sem gambiarra nenhuma), vítória ao Xbox nesse quesito por possuir entrada para monitores mais antigos. Em GPU a vitória também era merecida ao Xbox porque por ironia do destino a GPU dos PS3 é desenvolvida pela NVidia que é parceira de muitos anos da Microsoft. E em Disc Drive não era para ser ecarado a capacidade de um disco dos dois consoles e sim a velocidade de leitura que é merecida ao Xbox 360.

    ResponderExcluir