Quem está por dentro dos assuntos da Web em geral, como SEO, Web 2.0, Search Marketing, entre outros, conhece bem a antiga disputa do gigante dos buscadores, o Google, com seus clássicos rivais: Yahoo e MSN. Este panorama de disputas está prestes a mudar com a chegada do novo buscador que promete superar o Google em suas buscas: o Cuil.





O Cuil entrou em operação nesta última segunda-feira (28/ 07/ 2008) indexando mais de 121 bilhões de páginas e com um investimento estimado de 33 milhões de dólares.



Porque o nome “Cuil”?



Criado por quatro ex-funcionários do Google:



Anna Patterson: Ex-arquiteta de buscas do Google, e idealizadora do projeto Cuil

Tom Costello: Criador de uma ferramenta de análise de buscas da IBM

Russel Power: Ex-engenheiro do Google.

Louis Monier: Ex-engenheiro do Google.

A idéia de se chamar o novo buscador de “Cuil” foi porque sonoramente pronuncia-se “cool” que em inglês significa “legal”.



Quais as grandes inovações?



Em termos de design, o Cuil em sua página inicial conta com um fundo de cor preta, diferente do rival Google que tem a cor branca de fundo. Em termos de usabilidade a página inicial do Cuil se assemelha muito a do Google possuindo basicamente o logotipo do site mais acima, uma caixa de texto para se escrever as palavras a serem pesquisadas logo abaixo do logo, um botão de “search” que inicia as buscas e alguns links mais abaixo da caixa de texto.



Mas a inovação mais notável se encontra na exibição dos resultados de buscas: diferentemente do Google que exibe seu resultado de busca em forma de lista na vertical, tendo os sites considerados mais relevantes acima seguido pelos sites menos relevantes; o Cuil exibe seu resultado de busca em forma de colunas:



Busca Google:
















Busca Cuil:











Uma das questões levantadas por alguns usuários é a respeito de qual coluna representaria os sites mais relevantes, ficando as vezes a dúvida entra a coluna esquerda ou a coluna de centro. Dúvida que não ocorre em outros buscadores.



Uma outra inovação interessante é que o Cuil não apresenta a meta tag description nos resultados de buscas, fazendo com que uma parte do texto interno apareça no lugar desta. Outra diferença em relação ao rival Google.



Sobre as meta tags keywords, foi disponibilizado uma caixa na lateral direta na ultima coluna, onde a cada pesquisa o Cuil apresenta algumas keywords complementares das palavras-chave pesquisadas, que podem ser do interesse do usuário.











O Algorítmo Inteligente de Busca do Cuil



Um fator interessante e inédito no Cuil é o uso de algorítmos de inteligência artificial no processo de busca. Após observar várias buscas no Cuil, os resultados levam a conclusão de que há um certo “aprendizado” sobre a preferência de diferentes usuários na busca por um determinado assunto, buscando assim apresentar resultados cada vez mais relevantes.



Será que o CUIL tem chance de superar o Google?



O Cuil apresenta algumas inovações em relação ao sistema de busca tradicional do Google, algumas melhores outras piores. Assim como toda ferramenta nova, o Cuil traz novas proposta, visual inovador e novas funcionalidades em relação ao sistema de busca tradicional do Google

Eu acredito que mesmo com todas essas inovações, o Cuil terá que percorrer um caminho muito longo para competir de igual para igual com o Google. Muitas ferramentas de extrema utilidade como o Google Analytics, Google Trends, Google Webmaster Tools, Google Maps, entre outros e serviços como o Google Adsense não encontram equivalentes no Cuil, além de muitas outras facilidades na busca como o Google dispõe.



Bom deixo aí registrada a minha opinião sobre esse novo buscador que promete fazer frente ao gigante das buscas online. Opinem sobre o que vocês acharam do Cuil em forma de comentário, para que possamos discutir opiniões



Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário